Juntos Funcionam Melhor: Whey e BCAA´s

Juntos Funcionam Melhor: Whey e BCAA´s

FITMAX24 Admin

Quando se está a tentar tirar o máximo proveito do programa de treino, a proteína de soro de leite é um dos pilares – mas há mais.

UM DOS SUPLEMENTOS “OBRIGATÓRIOS”

Quando falamos de suplementos “obrigatórios”,  os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA´s) aparecem no topo da lista. Leucina, Isoleucina e Valina são fundamentais como suporte para ganhar massa muscular, mas os seus benefícios vão para além disso. A toma continuada de BCAA´s permite melhorar a condição muscular, acelerar a recuperação e ainda estimula a perder gordura. Continue a ler para ficar a conhecer os TRÊS principais benefícios dos BCAA´s.

Ganhar Massa Muscular
Provavelmente já é do seu conhecimento que o tecido muscular é feito de proteína e que a proteína é composta por aminoácidos. Portanto, a síntese de proteínas a nível muscular é essencialmente o processo de combinação de aminoácidos. No entanto, os BCAA´s assumem o seu papel na construção muscular um passo a frente. Pesquisas mostram que os BCAAs, e particularmente a leucina, aumenta o crescimento muscular, estimulando diretamente a síntese de proteínas musculares. A leucina age quase como uma chave que dá um sinal ao corpo para começar a agregar aminoácidos para criar proteínas musculares. Um estudo apresentado na Reunião Anual de 2009 da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva descobriu que atletas de levamento de pesos experientes que ingeriram BCAA´s durante oito semanas ganharam cerca de duas vezes mais força muscular do que aqueles que não tomaram BCAA´s.

Recuperação
Como unidades de construção dos músculos, os BCAA´s são críticos no processo de manutenção e reparação do tecido muscular. Para além disso, ajudam a manter a massa muscular bloqueando a hormona do stress (cortisol), actuando como uma fonte de energia para os seus músculos. Ao contrário da maioria dos aminoácidos que são metabolizados no fígado, os BCAA´s são metabolizados no músculo esquelético, o que significa que o seu corpo é capaz de utilizá-los rapidamente como fonte de combustível. Quando a glicose é baixa devido ao exercício rigoroso, os aminoácidos fornecem a energia que os seus músculos precisam, impedindo efectivamente o catabolismo. Estudos mostram que os BCAA´s também diminuem a dor muscular do início retardado (DOMS).

Performance
Além dos benefícios acima referidos no processo de desenvolvimento e recuperação muscular, as pesquisas mostram que os BCAAs também podem melhorar a performance. A ingestão antes do treino permite que o seu corpo utilize este suplemento como fonte de combustível e como forma de reparar durante o exercício, o que ajuda a aumentar a força e a resistência. Por exemplo, um estudo em 2005 descobriu que a proteína enriquecida com leucina aumentou os ganhos de força em 30% ao longo de oito semanas.