INFORMACÕES ÚTEIS SOBRE PROTEÍNA

INFORMACÕES ÚTEIS SOBRE PROTEÍNA

FITMAX24 Admin

As proteínas são compostas por unidades estruturais ligadas entre si, como se fossem “tijolos”, que se designam de aminoácidos. Uma cadeia de aminoácidos é um péptido e uma cadeia longa de péptidos designa-se de proteínas. A sequência de aminoácidos permite que diferentes proteínas exerçam diferentes funções.

O que são aminoácidos?

O organismo utiliza 20 aminoácidos diferentes para formar proteínas. Apesar de todos os aminoácidos serem importantes, 11 deles não necessitam de ser obtidos através da alimentação, e classificam-se de aminoácidos não essenciais.
Os outros 9 dos 20 aminoácidos, consomem-se pela alimentação, uma vez que o organismo não tem a capacidade de os produzir, e são designados de aminoácidos essenciais. A leucina, valina e isoleucina fazem parte dos aminoácidos essenciais.

Uma proteína é considerada completa quando:
contem todos os tipos de aminoácidos, em quantidades que atingem ou excedem as quantidades necessárias pelos humanos. A Proteína completa está presente nos alimentos de origem animal consumidos diariamente, e também através da proteína de soja.

Uma proteína é considerada incompleta quando:
Existe falta de um ou mais aminoácidos essenciais que suportam o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, e por esta razão não podem ser a única fonte de proteína na dieta alimentar. A maior parte das proteínas vegetais inserem-se neste grupo.

Digestão das proteínas – rápida vs lenta

O processo de digestão das proteínas varia consoante o tipo de proteína.

No caso da proteína Whey (soro do leite), esta é rapidamente digerida e induz um rápido aumento de aminoácidos plasmáticos (proteína rápida).

Ao contrário, a caseína necessita de muito mais tempo até sair do estômago (proteína lenta). Porém a ingestão de caseína resulta num aumento de aminoácidos plasmáticos muito mais sustentado.

A proteína Whey (rápida) estimula muito mais a síntese proteica do que a caseína (proteína lenta), e do que a soja (proteína moderada a lenta).

A caseína é ideal para reduzir a degradação da proteína muscular, em relação à proteína Whey.